Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

ADVENTO: PREPAREM SUAS VIDAS PARA RECEBER O SENHOR!

21/12/2017

“A noite está findando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e revistamo-nos com as armas da luz”! (Romanos 13.12)

Durante a madrugada, vários pássaros começam a cantar anunciando a alvorada de um novo dia. Embora ainda esteja completamente escuro, galos, sabiás e bem-te-vis têm a certeza de que a luz está às portas. Por isso, desfocam a atenção das trevas e anunciam a chegada do amanhecer.

A mensagem do Advento é assim. Vivemos na esperança e na expectativa da vinda do Salvador, o “Sol da Graça”, e, por isso, toda nossa vida é direcionada por esta certeza. Nosso testemunho de fé e nossa prática cristã apontam para esta novidade de vida, que irromperá com a vinda do Salvador. Somos “filhos da luz”! Por isso, nós não condicionamos nem submetemos nossa vida, nosso testemunho e nossa ação às regras impostas por aquilo que consideramos trevas.

Quais são as obras da escuridão? Em Efésios 5.3ss. o apóstolo faz uma lista de práticas que, além de desobedecerem a Deus, prejudicam os relacionamentos humanos e oprimem o próximo. Entre essas práticas obscuras, destaco as fortíssimas agressões verbais cada vez mais constantes no Facebook, onde cada qual se entende no direito de ofender quem expõe opiniões diferentes das suas. São assuntos de acirrada discussão envolvendo partidarismos políticos e questões de ordem moral, entre tantos outros. Esta discussão acontece nas redes sociais, inclusive, entre pessoas da mesma denominação religiosa e da mesma comunidade até.

O que o apóstolo Paulo propõe em Romanos 13.12? “Paremos de praticar as obras das trevas e revistamo-nos com as armas da luz”! Para Paulo, conflitos entre irmãos e irmãs na fé são expressão de uma vivência nas trevas, um anti-testemunho do Advento, uma negação da esperança, uma completa submissão ao poder das trevas. Este era o problema dos cristãos de Roma, a quem o apóstolo dirigiu a carta, Havia forte conflito entre “fortes” e “fracos” (Romanos 14.1-6). Paulo testemunha que o abismo existente entre as pessoas e que nos separa de Deus já foi superado com a vinda de Jesus Cristo. As trevas foram derrotadas pela luz.

Embora ainda vivamos em um mundo marcado pela escuridão, Deus alimenta a nossa fé e a nossa esperança com suas promessas, reveladas nas Sagradas Escrituras. Temos um Deus misericordioso. Por isso, podemos e devemos ser misericordiosos uns com os outros. Temos um Pai que nos ama. Por isso, podemos e devemos amar uns aos outros. Isto precisa ser vivenciado e anunciado por nós. Então nós nos preparamos devidamente para o Advento de Cristo.

Tudo isto representa nosso “canto” de fé, que anuncia a chegada do novo dia, o Dia da Salvação, mesmo que ainda andemos na escuridão. Um poeta indiano, Rabindranath Tagore (1861-1941), expressou assim: “A fé é o pássaro que sente a luz e canta quando a madrugada ainda é escura”.

“Revistam-se do Senhor Jesus Cristo e tenham o mesmo sentimento uns para com os outros. (Romanos 13.14; 12.16).


Pastor Sinodal Geraldo Graf


Autor(a): Pastor Sinodal Geraldo Graf
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 45439

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Todas as coisas foram criadas por Ele e tudo existe por meio dele e para Ele. Glória a Deus para sempre! Amém!
Romanos 11.36
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br