Governante segundo Deus é luz para o mundo

Senhas diárias

17/04/2019

Davi está chegando ao final de sua vida. Foi homem e rei que teve uma vida muito agitada e de situações as mais diversas. Foi uma figura controvertida e, ao mesmo tempo, alguém que afirmava sua fé em Deus, Javé, em louvor do qual fez muitos hinos e até quis construir um templo. Em relação ao povo, e a seu país, foi um rei conquistador e guerreiro, que participou de muitas batalhas e conquistou terras de nações vizinhas. Também trouxe paz interna para a nação e certa estabilidade econômica. Ao chegar ao final, ele faz alguns discursos e entre estes está esta palavra de 2.º Samuel. Sua experiência diz que há dois jeitos de governar uma nação. Um deles é ser um mau governante e causar o caos à nação e trazer grandes problemas para todos. Nisso está incluso a corrupção, a apropriação do dinheiro da nação, o suborno a juízes e a outras autoridades, a formação de quadrilhas que lesam o patrimônio do país, favorecimento dos ricos em troca de suas riquezas, a injustiça para com os pobres e fracos, a imposição de sua autoridade para causar danos a outrem e a prática indelével da tirania. Por outro lado, e é o que Davi afirma, ser um bom governante tem a ver com respeitar a vontade de Deus e agir segundo os propósitos do Senhor. Isto é, fazer o bem e agir segundo a verdade, a justiça, a retidão e o amor ao próximo. Agindo assim, o governante será como a luz que vence a escuridão e faz o bem se impor. Assim como o sol clareia o dia, o bom governante clareia a sua nação. Ele será um testemunho fiel do agir de Deus para com seu povo e mostrará como Deus quer que a nação viva.
Jesus chama seus discípulos a serem a sua luz para o mundo e mostrem como Ele próprio quer que o mundo, a sociedade seja. Quem é mau acaba mostrando sua maldade, mais cedo ou mais tarde, assim como o mau governante, mas quem é da luz, segundo Jesus, vai sempre mostrar a bondade a retidão, a justiça, como o bom governante que governa segundo Cristo Jesus. Não há como esconder o bem, assim como não há como esconder a cidade sobre o monte, pois ele vai brotar espontaneamente nas atitudes dos seguidores de Jesus. Quem leva Jesus a sério vai se esforçar por viver segundo o bem, mesmo que sua natureza pecadora se interponha tantas vezes e queira fazer o mal. Somos luz do mundo, segundo Jesus, e como a luz precisamos brilhar e mostrar a clareza do dia do Senhor. Isso só acontece com o bem, com a verdade, com o amor, com a bondade, com a solidariedade e com o jeito de Jesus na vida da gente. Façamos assim. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 51583
REDE DE RECURSOS
+
Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br