Sínodo Vale do Taquari



Avenida 1 Oeste , 41 Centro Administrativo
CEP 95890-000 - Teutônia /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3762-2988 | (51) 3762-2987
pastorsinodal@sinodotaquari.org.br
ID: 22

Comunidade de Roca Sales festeja 120 anos da Comunidade

A Comunidade da região alta do Vale do Taquari iniciou como Escola

26/05/2013

6 A festa também teve bolo
1 Elisa Koste e família
2 Templo Roca Sales
3 Templo, escola e casa do diretor (hoje maternal)
4 Templo recebeu membros e convidados
5 Ex-presidentes, ex-pastores e ex-diretores foram homenageados
1 | 1
Ampliar

No dia 26 de maio, aconteceu, na comunidade Evangélica Santíssima Trindade – Paróquia Roca Sales, Sínodo Vale do Taquari, a comemoração dos 120 anos da escola/comunidade.
Fundada no dia 14 de maio de 1893, a escola/comunidade tem mantido vivo os esforços dos antepassados nas questões de educação e fé. Roca Sales traz em sua história uma bela caminhada e comprometimento com o Evangelho de Jesus Cristo. Para entendermos um pouco da importância da história, descobrimos que “nos primeiros anos da chegada dos imigrantes alemães a esta região, por causa da dificuldade de acesso e distância, as crianças não estavam sendo alfabetizadas e nem catequizadas. Preocupadas com essa realidade, essas famílias iniciaram o processo de fundação de uma escola e igreja; mesmo parecendo um sonho distante, não desistiram. Foi nesse empenho que a senhora Elisa Koste, filha de imigrantes, vendo a necessidade de alfabetizar, decidiu que seria a professora das crianças até a chegada de alguém habilitado para o ensino (...)”. Assim, de forma árdua mas comprometida, iniciou a nossa história na Região Alta do Vale do Taquari.
Para deixar registrado mais este momento na história da comunidade, as festividades iniciaram com um culto oficiado pela Pastora Margane Beatriz de Vargas e pelo Pastor Sinodal Marcos Bechert, o qual deixou uma mensagem aos membros e visitantes, com o tema escolhido pela Comunidade, palavra do Profeta Isaías 41.10: “Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha mão forte”, que é também lema do ano da IECLB. Durante o culto houve a participação do Coral Germânia e do Coral da OASE, sendo o momento finalizado com a Ceia do Senhor.
Após, ainda dentro da Igreja, aconteceu o cerimônia em homenagem aos ex-presidentes e pastores da comunidade e ex-diretores da antiga Escola Evangélica e atual Colégio Alberto Torres – Região Alta. Este momento, simbólico, porém cheio de história e de saudades, também foi marcado pela apresentação do Coral Municipal de Roca Sales.
Ao meio dia foi servido o almoço, com direito a torta em comemoração aos 120 anos. Seguindo as atividades, houve a apresentação do grupo de danças livres e dos corais infanto-juvenil e infantil do CEAT – Região Alta, do grupo de danças alemãs da Comunidade, Freundtanzgruppe e brincadeiras diversas. Encerrou-se a festividade desejando que Deus continue abençoando e fortalecendo a Missão da Igreja por Roca Sales e região.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br