Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor.

10/11/2017

Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor.

Mateus 24.42

O dicionário define vigiar com estar atento, observar, notar.

Vigiar e estar atento me faz lembrar o cuidado de um pai e de uma mãe para com seus filhos. Estamos sempre vigiando atentos e, mesmo não sendo compreendidos nisso muitas vezes, agimos por amor. Queremos evitar perigos, dor e sofrimento daqueles e daquelas que tanto amamos (como se pudéssemos!). Desde pequeninos os seguimos numa vigília quase que constante.

Vigiar, estar atento não é coisa fácil! É preciso mais do que olhos abertos. E isso não somente no que se refere a filhos. Vivemos tempos em que nossa atenção é disputada e onde, por vezes, andamos como que cegos. O mundo, com seu egoísmo, consumismo e outros ismos, acabam nos entorpecendo com seu canto de sereia. Por isso, vigiar exige também sabedoria, discernimento e coração aberto. Há coisas que se vêem somente com os olhos da fé e do amor. Por isso exigem de nós também tempo e disposição.

Mateus nos orienta a vigiar, pois não sabemos o dia em que o Senhor vai chegar. Há muitos cristãos vigiando e olhando para o vazio do céu. Fixamos-nos num vazio e esquecemos que Ele, o Cristo, se encontra aqui entre nós. É aqui que precisa acontecer o vigiar e o estar atento. Vigiar e perceber o Cristo que chega a nós no pequeno, no frágil, no desprezado, no excluído.

Ah, e como andamos distraídos!!! Há muita gente que se tornou invisível nesse mundo. Estão entre nós e não os vemos ou os ignoramos. Ficamos olhando para o céu esperando Cristo voltar!

Aí lembro que o vigiar vem do amor. Esperar a volta de Cristo nunca pode nos levar à indiferença para com esse mundo. Por amor a Cristo, nossos olhos devem estar atentos para o próximo e suas necessidades. Por amor a Cristo devo vigiar e não permitir que a cegueira espiritual me impeça de ver que é aqui nesse mundo que devo servi-lo. Não sabemos quando Ele virá, por isso é preciso continuar vigiando atentamente para que em nossas palavras e ações continuemos sendo servos fiéis, cuja fidelidade se mostra no cuidado com os pequenos e frágeis desse mundo. Que Ele nos encontre atentos!


Autor(a): Pastora Haidi Leschewitz Madeira
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 24 / Versículo Inicial: 42 / Versículo Final: 1
ID: 44682

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ajuda-nos, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos.
2Crônicas 14.11
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br