Missão com Jovens



ID: 2751

Juventude Evangélica do SESB reunida pela paz durante o carnaval

05/03/2019

Retiro Sinodal do Carnaval 2019
Retiro Sinodal do Carnaval 2019
Retiro Sinodal do Carnaval 2019
1 | 1
Ampliar

 

Não fiquem aflitos, nem tenham medo (João 14.27). Essas palavras sucedem a fala de Jesus presente no lema do ano da IECLB: Deixo com você a paz, a minha paz lhes dou. Mas, afinal: por que haveria aflição numa promessa de paz? Com essa pergunta o P. Sinodal Ismar Schiefelbein acolheu 270 participantes na abertura do Retiro Sinodal do Carnaval 2019 na Comunidade de Recreio, Santa Maria de Jetibá. Ele lembrou que nem sempre a paz dada por Deus equivale à paz que as pessoas buscam promover.

Retirar-se durante o carnaval por si só já se traduz numa busca por momentos de tranquilidade em meio à grande festa popular do país. Mas o retiro sinodal buscou ser um experimento da paz que Cristo nos deu, proporcionando momentos de convivência, celebração, aprendizado e diversão com a programação oferecida.

Música, dança, saúde, meio ambiente, paz, liturgia, comunicação e bíblia permearam as oficinas que jovens puderam realizar com o intuito de fortalecer lideranças e levar novas temáticas aos grupos quando retornarem. E até mesmo no tempo livre tivemos novidades: ambulatório de fisioterapia, um baile de concertina com o tradicional quebra louças da cultura pomerana do município, o ensaio do grande coro com a banda do retiro e atividades lúdicas como zumba, danças folclóricas e uma gincana com jogos cooperativos ao invés de atividades competitivas.

Tantas atividades só foram possíveis graças à formação de uma grande rede: a comunidade de Recreio, a paróquia de Santa Maria, a OASE e a UP Santa Maria que, junto à equipe de jovens local, conseguiu toda a estrutura e várias doações para o retiro; e o apoio e representação que tiveram o Sínodo Espírito Santo a Belém, a Secretaria Geral da IECLB, a Associação Diacônica Luterana - ADL, a Associação Central de Saúde Alternativa - Acesa, o Serviço de Paz - Serpaz, a Fundação Luterana de Diaconia - FLD, a Faculdades EST e o Conselho Nacional da Juventude Evangélica - Conaje.

Além do aprendizado com as oficinas, o estudo do tema nos proporcionou um olhar diferenciado para as concepções de paz presentes na Bíblia. O P. Gerson Acker recordou que o livro mostra diversas situações de violência: violência física, institucional, moral, doméstica, psicológica, verbal, religiosa, carcerária, patrimonial e até mesmo sexual. Muitas delas, inclusive, eram - e são, até hoje - justificadas como sendo vontade divina. Cristo, contudo, nos ensina que devemos buscar a paz completa - shalom - e lutar por justiça na igreja, na economia e na política.

E assim, unidos e unidas pela paz durante o retiro, partimos dali comprometidos e comprometidas com a promoção de uma cultura de paz, seguindo o que Paulo nos diz em Efésios 4.3: Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá.

A minha alma tá armada
E apontada para a cara
Do sossego
Pois paz sem voz
Paz sem voz
Não é paz é medo

(Minha Alma - O Rappa)

Mais fotos e vídeos poderão ser conferidos no blog www.jesesb.com e no perfil www.instagram.com/jesesb.ieclb

Eduardo Borchardt
Coordenador Sinodal da JE

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
REDE DE RECURSOS
+
Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.
1Coríntios 3.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br