Juventude Evangélica



ID: 2770

Sínodo Rio dos Sinos e Faculdades EST promovem terceira edição do Estação Jovem

Escola de Líderes Jovens aconteceu entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro de 2019 no câmpus da Faculdades EST

28/01/2019

Na segunda-feira, quando iniciou o Estação Jovem, o grupo passeou pelas dependências da Faculdades EST
Na segunda-feira à noite, a musicista Soraya Eberle conduziu um momento de conversa sobre Música na IECLB
Na terça-feira, o Prof. Marcelo Saldanha desenvolveu temas relativos à Bíblia: Antigo Testamento e Hermenêutica Jovem.
Na terça-feira, o Prof. Marcelo Saldanha desenvolveu temas relativos à Bíblia: Antigo Testamento e Hermenêutica Jovem.
Nas celebrações que ocorreram à noite, os jovens organizaram os Cultos de Tomé, de Taizé, do Caminho e o Culto Ágape
Aulas, palestras e atividades de integração fizeram parte da programação do Estação Jovem
Na quarta-feira, o Prof. Júlio Cezar Adam retornou ao Estação Jovem pra tratar do tema Confessionalidade
Na quarta-feira, o Prof. Júlio Cezar Adam retornou ao Estação Jovem pra tratar do tema Confessionalidade
Aulas, palestras e atividades de integração fizeram parte da programação do Estação Jovem
Na visita à Casa Matriz de Diaconisas
O grupo de jovens realizou uma visita à Casa Matriz de Diaconisas e ao Lar Moriá, onde promoveram uma atividade lúdica com os idosos.
O grupo de jovens realizou uma visita à Casa Matriz de Diaconisas e ao Lar Moriá, onde promoveram uma atividade lúdica com os idosos.
Os jovens conheceram a sede do Sínodo Rio dos Sinos
Na noite de quarta-feira, o culto realizado foi o Culto do Caminho.
Na quinta-feira à noite, ocorreu o Culto de Taizé e após, o grupo pôde se deliciar com marshmallows na fogueira
1 | 1
Ampliar


Entre os dias 28 de janeiro e primeiro de fevereiro de 2019, aconteceu, no Câmpus da Faculdades EST, em São Leopoldo, o Estação Jovem - Escola de Líderes Jovens. O evento aconteceu pelo terceiro ano consecutivo.

O grupo de participantes foi integrado por 27 jovens, alguns marcando presença pela primeira vez, outros pela segunda vez e outros já fazendo parte do grupo de monitoria, por estarem pela terceira vez no evento.

O Estação Jovem contou com o apoio do Sínodo Rio dos Sinos e do Conselho Sinodal de Juventudes Evangélicas (COSIJE). Por mais um ano, recebeu também apoio da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE – Sinodal) e da Legião Evangélica Luterana (LELUT).

A Escola de Liderança Jovem foi pensada e organizada por uma equipe coordenadora composta pela Pastora Cleide Schneider, do Núcleo de Formação do Sínodo Rio dos Sinos, pelo Pastor Antônio Carlos de Oliveira, da Pastoral da Faculdades EST, pelo Pastor voluntário Manfredo Wachs, pelo teólogo Thiago Campagnoni Alves, pelo professor Marcelo Saldanha, por Ana Lena Grosse, representando o COSIJE, e também por Deisiana Bencke, por Andressa Suzane Almeida, por Gabriela Schneider e Jeremias Gehm.

A partir das aulas, das palestras ministradas por professores e teólogos que abordaram diversos temas com fundamentação teológica, dos momentos de reflexão e das celebrações, o Estação Jovem possibilitou que as pessoas participantes se sentissem mais próximas de Deus e da Palavra. Os jovens puderam, também, aprender sobre a importância da colaboração e do espírito de comunidade.

O primeiro dia de atividades do Estação Jovem iniciou com a recepção conduzida pelo Pastor Antônio, com um momento de meditação. Os jovens foram convidados a se familiarizarem com o grupo e com o espaço: em um passeio guiado, puderam conhecer ou relembrar as dependências da Faculdades EST.

A segunda-feira à tarde seguiu com uma aula orientada pelo Pastor e Professor Júlio Cézar Adam, que falou sobre Liturgia, Culto e Celebração. À noite, a musicista Soraya Eberle conduziu um momento de conversa sobre Música na IECLB.

No segundo dia do Estação Jovem, o Professor Marcelo Saldanha desenvolveu com o grupo uma aula sobre temas relativos à Bíblia: Antigo Testamento e Hermenêutica Jovem.

A terça-feira encerrou com um dos cultos estudados no primeiro dia, o Culto de Tomé, que foi preparado por um grupo de jovens.
Já na quarta-feira pela manhã, o Professor Júlio Cezar Adam retornou ao Estação Jovem para tratar do tema Confessionalidade. O Pastor Júlio falou com os jovens sobre a existência sob a cruz e a liberdade cristã. A partir do versículo bíblico em João 17.14, que diz: Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou, foi feito o questionamento - o que precisamos carregar para o mundo, como pessoas cristãs? Durante a tarde, o grupo conheceu a Editora Sinodal e a Casa Matriz de Diaconisas. Lá, os jovens tomaram café da tarde com os idosos e, em seguida, promoveram uma atividade lúdica. À noite, o culto realizado foi o Culto do Caminho.

O quarto dia do Estação Jovem iniciou com um devocional preparado pelos jovens.
O Professor Marcelo Saldanha, que trabalhou os temas Lutero e Reforma, esteve com o grupo na quinta-feira pela manhã e à tarde. À noite, foi realizado o Culto de Taizé e, pra encerrar, foi feita uma fogueira e os jovens aproveitar marshmallows.

A manhã de sexta-feira seguiu com trabalho sobre Juventude, Relacionamento e Liderança, conduzido pela Catequista Valéria F. Bock e a Psicóloga Edneia B. Oliveira. À tarde, a Diácona Simone E. Voigt falou com o grupo sobre Juventude na IECLB. A programação da noite foi especial: culto Ágape e noite cultural.

O último dia do Estação Jovem começou com uma aula com o Prof. Manfredo Wachs sobre o Tema do Ano 2019 (Igreja, Economia, Política) e uma conversa com o COSIJE sobre a Juventude no Sínodo Rio dos Sinos.

Ao final do dia, os familiares dos jovens participaram do Culto de Encerramento e Formatura da turma que veio ao Estação Jovem pelo 2º ano consecutivo.
O grupo da Juventude da Comunidade Evangélica de São Leopoldo (JESLEO) destacou que participar do Estação Jovem permitiu diversas experiências, como, por exemplo, a de experimentar a liderança e de participar na organização de celebrações que poderão acontecer nas comunidades. Para eles, a participação no Estação Jovem foi uma oportunidade para pensar sobre o papel do jovem cristão no mundo e na IECLB. “O Estação Jovem é um espaço em que podemos compartilhar nossos medos, saciar nossas dúvidas, aprender de forma dinâmica no convívio com outros jovens e, com tudo isso, fortificar nossa fé”.

Cada jovem, à sua maneira, desenvolveu competências de liderança ao longo dessa semana. Certamente, o grupo que vivenciou grandes aprendizados retornou às comunidades com novo fôlego!

Veja mais fotos e mais registros do Estação Jovem: https://bit.ly/2TeBG1d

O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br