Encontrão de Carnaval reflete os relacionamentos da atualidade

11/02/2018

Encontrão de Carnaval 2018 - Lajeado/RS - (Crédito: Renata Leal)
trão de Carnaval 2018 - Lajeado/RS - (Crédito: Renata Leal)
trão de Carnaval 2018 - Lajeado/RS - (Crédito: Renata Leal)
trão de Carnaval 2018 - Lajeado/RS - (Crédito: Renata Leal)
Encontrão de Carnaval 2018
1 | 1
Ampliar

Lajeado – No último fim de semana, entre os dias 9 e 11 de fevereiro, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado (IECLB) realizou o Encontrão de Carnaval no Centro Comunitário Evangélico. O evento gratuito contou com a presença do palestrante Rafael Coelho, pastor da IECLB em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, que conversou sobre o tema “Conexões – Uma reflexão sobre os relacionamentos nos dias atuais”.

O pastor Rafael Coelho afirma que os encontros foram pensados para um público em geral, um momento com os homens e com os jovens. “Em todas as etapas fizemos uma reflexão sobre os relacionamentos nos dias atuais a fim de conectar uns aos outros, tendo como proposta passar para o público a importância dos relacionamentos para a nossa vida e o que é que de fato nos conecta”, destaca o pastor, ao afirmar que o momento buscou falar dos desafios diante de tantas gerações e pessoas com ideias diferentes, para que todos se conectassem.

Coelho fez o público entender que os relacionamentos são a essência da vida e que quando Jesus resumiu os mandamentos, no antigo testamento, se comentava das mais de 600 leis e como resumi-las. “Jesus disse: amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo e tentou fazer com que todos amassem aos outros”, diz. Conforme o pastor, o pecado acabou bagunçando a estrutura e fez com que muitos desprezassem a Deus e ao invés de amarem as pessoas, se apegaram as coisas materiais. “Passaram a usar as pessoas e se desconectar da essência da vida. E em vez de usar as coisas, acabaram amando elas e gastando parte da vida nisso, para um dia chegar à conclusão de que não são felizes”, destaca.

O encerramento foi no Culto de domingo com uma temática para refletir os relacionamentos sobre a questão da comunicação, salientando a importância das palavras e uma analogia delas como pontes e muros. “Conversei sobre como as palavras podem nos aproximar ou criar barreiras, afetando o relacionamento familiar e as amizades, mostrando de que forma a palavra tem importância e grandeza em nossas vidas.” Em uma tarefa em grupo, todos conversaram sobre o tema das cinco gerações existentes e, misturados entre jovens, adultos e idosos, entenderam a ideia de que uma geração precisa de outra.

Reflexão antecede a quaresma

O pastor da Comunidade Evangélica de Lajeado Eric Nelson auxiliou na organização do evento e acredita valer a pena tirar momentos para refletir sobre esse período que inicia na quarta-feira de cinzas. “Para nós cristãos é importante esses dias do calendário, que antecedem a páscoa e convidam as pessoas a fazer aquilo que muitos estão percebendo que faz falta, que é parar e refletir como está a vida, os relacionamentos, como estão colocando a fé e como está o comportamento”, diz.

Segundo Nelson, as pessoas puderam refletir, repensar, rever e pedir perdão para viverem em paz. “Nós percebemos que um dos grandes problemas da sociedade são os nossos relacionamentos. É notório que os relacionamentos estão se tornando mais frágeis e superficiais. Tanto na família, como no trabalho e na escola. O encontro buscou refletir sobre como estão os nossos relacionamentos conosco, com Deus, com outras faixas etárias e gerações.”, diz.

Palestrante

O Pastor Rafael é integrante da Comunidade Apóstolo Pedro em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. É responsável pelo Ministério de Evangelismo e os trabalhos com crianças, adolescentes e jovens. Com seu jeito alegre, linguagem clara e exemplos atuais, Rafael é presença constante em Encontrões e Retiros de Jovens, onde faz o que mais gosta: levar a palavra de Deus. Rafael é natural de Pelotas, Rio Grande do Sul, formado em Teologia pela EST.

O evento

O evento teve início na noite de sexta-feira (9) com a palestra “Conexões e relacionamentos – A essência da vida”. No sábado (10) o bate-papo foi com os homens no assunto “Homem Moderno, Valores Eternos” e a tarde foi realizado o Encontro com Jovens “Conect, o jovem e os relacionamentos”. A noite ocorreu a palestra “O amor que conecta”.

No domingo (11) o público prestigiou a palestra “Entre Gerações: O desafio de conectar todas as idades” e a noite o encerramento foi no Culto da Igreja de Cristo com o tema: “Pontes e Muros: O poder das palavras”. O evento foi realizado pela Comunidade Evangélica de Lajeado e o Movimento Encontrão.

Foto: encontrao-carnaval ou encontrao-carnaval1 ou encontrao-carnaval2 ou encontrao-carnaval3
Legenda: Encontrão de Carnaval: o pastor Rafael Coelho ministrou durante três dias o tema “Conexões – Uma reflexão sobre os relacionamentos nos dias atuais”
Crédito: Renata Leal
 

COMUNICAÇÃO
+
Procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé.
Romanos 14.19
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br