Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Livres pela graça de Deus

Pré-Assembleia da FLM - Suriname/2016

30/08/2016

Livres pela graça de Deus - Pré-Assembleia da FLM - Suriname/2016
Livres pela graça de Deus - Pré-Assembleia da FLM - Suriname/2016
Livres pela graça de Deus - Pré-Assembleia da FLM - Suriname/2016
1 | 1
Ampliar

As tensões sempre vão existir e fazem parte do nosso contexto, mas nós precisamos encontrar formas de convidar diferentes grupos e ter conversas francas a respeito de temas fundamentais, destacando aquilo que nos une e trabalhando as nossas diferenças, de modo a continuarmos juntos nessa caminhada”, disse o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, durante Pré-Assembleia da Federação Luterana Mundial (FLM), realizada de 30 de agosto a 2 de setembro de 2016, em Paramaribo, no Suriname.

A Pré-Assembleia, que contou com a presença das Igrejas membros da América Latina e do Caribe (LAC) e América do Norte, teve como objetivos cuidar dos preparativos, processos e metodologias para a 12ª Assembleia da FLM, que ocorrerá em maio de 2017, em Windhoek, na Namíbia, sob o tema “Livres pela graça de Deus” e os subtemas “A salvação, os seres humanos e a Criação não estão à venda”.

“Queremos afirmar que a comunhão da FLM global é uma grande família, que, desta vez, vai experimentar a hospitalidade de uma pequena, mas forte Igreja. A meta da Pré-Assembleia também é incentivar cada membro da Igreja Luterana no Suriname (ELKS) e da sociedade civil para conhecer mais sobre os 500 anos da Reforma e como vamos expressar isso na Assembleia de maio de 2017 e comemorações em Windhoek, na Namíbia, afirmou a Rev. Dra. Patricia Cuyatti, Secretária da Área da FLM para a América Latina e Caribe.

A IECLB participou com uma delegação de quatro pessoas: P. Dr. Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB, Pa. Ma. Marcia Blasi, Pa. Cibele Kuss, e Martha Regina Maas.

O Pastor Presidente iniciou a sua apresentação chamando a atenção que o Jubileu dos 500 anos da Reforma Luterana – do qual, afirmou, temos o privilégio histórico de participar – acontece em um momento de enorme crise mundial. Em especial, comentou a respeito da crítica situação política, social e econômica pela qual passa o Brasil, ilustrando com estatísticas, entre elas: (a) o Brasil figura entre os dez países mais desiguais do mundo (8,5 % dos brasileiros ainda vivem abaixo da linha da pobreza, dentre os quais 3,6% na linha de indigência, ou seja, com menos de US$ 1 por dia); (b) 46% das terras estão nas mãos de 1% dos proprietários rurais, (c) no ritmo que segue, as mulheres ganharão o mesmo que os homens em 2085, atingirão a cota de vagas no Senado Federal em 2083 e, nas Câmaras Municipais, em 2160, (d) no caso da violência contra a mulher, 48% dos casos acontecem dentro dos próprios lares. Nos casos de morte, 50% são cometidos por familiares, (e) o Brasil figura como o país com mais mortes por arma de fogo entre os 12 países mais populosos do mundo, com uma média nacional de 20 mortes a cada 100 mil habilitantes, (f) como povo majoritariamente cristão (87%), a religião movimenta muito dinheiro em nosso país, especialmente entre as igrejas que prometem ajuda, cura e milagres com uma pregação que mercantiliza o Evangelho.

“De que maneira nos posicionamos como pessoas cristãs luteranas frente a tudo isto, lembrando que somos livres pela graça de Deus? A partir disso, como temos condições de afirmar que a natureza, os seres humanos e a salvação não estão à venda?”, questionou o Pastor Presidente da IECLB, que respondeu “Na IECLB, afirmamos que, pela graça de Deus, somos livres para cuidar!”.

Então, o P. Nestor explicou que a Campanha Tema do Ano é o fio condutor a partir do qual são conduzidas as mais importantes ações da Igreja e relatou como a Igreja chegou ao Tema 2016: Pela graça de Deus, somos livres para cuidar, acolhendo o tema da FLM e contextualizando, na IECLB, sob a dimensão do cuidado. Já a preocupação crescente com a ética, como o esforço diário por discernir o que é certo, para agir de forma responsável, tanto para o rumo de uma Igreja missionária quanto para o futuro da sociedade, está presente no Lema bíblico de Amós 5.14a “Buscai o bem e não o mal”.

“Os Temas desafiam a repensar modelos de Comunidade, a buscar novas formas contextualizadas de viver Comunidade inclusiva, com identidade evangélico-luterana clara e que sirva de orientação aos membros no seu cotidiano como pessoas cidadãs, em uma realidade que reforça o individualismo e enfraquece ações coletivas”, compartilhou.

Em 2017, o Tema do Ano convidará: “Alegres, jubilai! Igreja sempre em Reforma: agora são outros 500”. O Lema será de Atos 17.28: “Nele vivemos, nos movemos e existimos”. “Como Igreja que carrega marcas da Reforma, a nossa herança e os traços do rosto da IECLB nos encorajam a olhar com confiança para o futuro. A força que nos move é a Palavra, compreendida como a comunicação do amor de Deus, que se dá no testemunho missionário da fé (Evangelização), na vivência concreta do corpo de Cristo (Comunhão), no agir restaurador e curador (Diaconia) e na celebração do amor divino (Liturgia)”, destacou o Pastor Presidente.

O resultado dos debates sobre o Tema e os Subtemas em todas as regiões da FLM vai contribuir para o conteúdo da 12ª Assembleia.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
REDE DE RECURSOS
+
Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br