Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Conselho aprova nova estratégia para a FLM

''Com paixão pela Igreja e pelo mundo''

02/07/2018

 

A nova estratégia da Federação Luterana Mundial (FLM) para os anos de 2019 a 2024 foi aprovada pelo Conselho da FLM hoje. Intitulado “Com Paixão pela Igreja e pelo Mundo”, estabelece o que as Igrejas membros da FLM estão procurando fazer juntas nos próximos anos, como uma comunhão de Igrejas.

“A nova estratégia da FLM nos ajuda a articular o nosso propósito comum e senso de direção à medida que avançamos na comemoração dos 500 anos da Reforma, ouvindo o que Deus está nos chamando para ser e agir no mundo”, disse o Arcebispo Dr. Panti Filibus Musa. “Ele dá foco ao que fazemos juntos como uma comunhão, identificando a importância crítica de responder particularmente às crises humanitárias e o que significa ser a Igreja em um mundo fragmentado”.

A estratégia equilibra continuidade e inovação, mantendo-se fiel aos compromissos fundamentais da FLM, ao mesmo tempo em que dá foco a como a comunhão das Igrejas crescerá em conjunto no seu testemunho conjunto. Duas prioridades estratégicas moldarão o trabalho da FLM. Uma foca na presença e o testemunho das Igrejas no mundo. A outra foca na promoção da dignidade humana, justiça e paz.

A estratégia introduz, como novas áreas de trabalho, um envolvimento mais profundo para a justiça climática e redes para a formação teológica, adicionadas a diaconia, relações ecumênicas, justiça de gênero e empoderamento juvenil.

A visão da FLM, “Libertados pela graça de Deus, uma comunhão em Cristo, vivendo e trabalhando juntos por um mundo justo, pacífico e reconciliado” é afirmada na estratégia.

A estratégia leva em conta os resultados da XII Assembléia da FLM, a sua mensagem, as declarações públicas e as resoluções. Ela se baseia na estratégia existente e em uma revisão intermediária da estratégia realizada em 2016. Ela também leva em consideração uma análise extensiva do contexto em que a FLM e suas Igrejas-membro vivem e trabalham.

Ela foi desenvolvida por meio de um processo interativo que envolveu membros do Conselho da FLM, representantes de Igrejas membros da FLM e contribuições de organizações relacionadas.


A reunião do Conselho 2018 da FLM acontece em Genebra, na Suíça, de 27 de junho a 2 de julho de 2018, sob o tema “De graça recebestes, de graça dai” (Mt 10.8). O Conselho da FLM se reúne anualmente e é a mais alta autoridade da FLM entre as Assembleias. Consiste no Presidente, no Presidente da Comissão de Finanças e em 48 membros de Igrejas membros da FLM em sete regiões. A IECLB está representada pelo seu Pastor Presidente, P. Dr. Nestor Friedrich, Vice-Presidente da FLM para a região da América Latina e do Caribe.

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
lwf_strategy_en.pdf

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br