Culto celebrado no Brasil e na Alemanha marcam a parceria entre os sínodos Vale do Itajaí e Nordfriesland

23/09/2018

IMG_4324
IMG_4331
IMG_4334
IMG_4297
IMG_4307
IMG_4311
IMG_4317
1 | 1
Ampliar

A parceria entre o Sínodo Vale do Itajaí e o Kirchenkreiss de Nordfriesland foi lembrada com uma celebração especial, no dia 23 de setembro, na Comunidade Cristo Redentor, em Timbó/SC. A mesma celebração também aconteceu na Marienkirche, na cidade de Husum, na Alemanha. O tema do culto foi sobre a importância e o cuidado que se deve ter com a água.

A pregação ficou ao cargo do pastor sinodal Breno Carlos Willrich quando lembrou que a água é algo que une cristãos e cristãs pelo batismo. Assim também enfatizou que o Vale do Itajaí é unido pela água e da mesma o continente americano e o europeu são unidos pelo Oceano Atlântico. “As muitas experiências que trocamos tem nos ajudado a cuidar com mais eficácia da espiritualidade de nossos membros. Diaconia, formação, liturgia, trabalho, crianças, sustentabilidade, missão, música, juventude, casais, ministério, igreja e turismo são algumas das áreas que pautaram o intercâmbio ao longo dos anos”.

No altar havia uma fonte de água na qual todos as pessoas beberam. No final da celebração esta água foi derramada no Rio Benedito que corre até o mar e que une brasileiros e alemães. Ambos os sínodos apresentaram um vídeo de saudação com a temática da água. A produção de Husum foi exibida em Timbó e vice-versa. O coro da Comunidade de Trindade participou da culto e apresentou especialmente a música Planeta Água, do cantor Guilherme Arantes.

O intercâmbio entre as duas igrejas propõe discutir temas comuns, sejam eles teológicos ou sociais. A troca de experiências e o conhecimento mútuo apontam para o cuidado com a criação, a responsabilidade cristã, a promoção de programas setoriais e a discussão de temáticas contemporâneas. Além disso, celebram-se os laços de amizade entre luteranos e luteranas.


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
Área: Ecumene
ID: 49456
COMUNICAÇÃO
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br