Jubileu dos 500 Anos da Reforma



ID: 2929

Câmara de Gaspar realiza sessão solene pelos 500 anos da Reforma

30/10/2017

Vilson Pereira Junior | Câmara Municipal de Gaspar
Vilson Pereira Junior | Câmara Municipal de Gaspar
Vilson Pereira Junior | Câmara Municipal de Gaspar
Vilson Pereira Junior | Câmara Municipal de Gaspar
Vilson Pereira Junior | Câmara Municipal de Gaspar
Vilson Pereira Junior | Câmara Municipal de Gaspar
Vilson Pereira Junior | Câmara Municipal de Gaspar
Vilson Pereira Junior | Câmara Municipal de Gaspar
1 | 1
Ampliar

A Câmara Municipal de Gaspar/SC, no Sínodo Vale do Itajaí, comemorou os 500 anos da Reforma Luterana com um sessão solene no dia 30 de outubro. Com o plenário lotado, foram relembradas as principais ações reformistas da Idade Média e o legado do reformador Martim Lutero para os dias de hoje. A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Gaspar também homenageou ex-presidentes e lideranças que se dedicaram ao longo dos anos pela causa eclesiástica.

Durante o discurso, a presidente da Comunidade, Jacqueline Susan Sofia Schneider, falou sobre a importância da participação dos membros na construção da história luterana na cidade. “Durante todos esses anos, muitas lideranças passaram pela igreja. Cada um que já passou atendeu a um chamado de Deus. Martin Lutero sempre falou sobre a importância e o valor de servir uns aos outros. Agradeço a todos os membros da nossa comunidade luterana e, principalmente, a Deus por nos permitir vivenciar esse momento tão importante”.

O pastor sinodal Breno Carlos Willrich lembrou o tema da Igreja que convida para a alegria. Ele expressou esta alegria por ver o plenário cheio de gente que construiu a história da comunidade local, tanto da cidade quanto da instituição religiosa. Ficou feliz com a presença de autoridades e ex-prefeitos e deu um destaque especial para a presença de representantes da Igreja Católica, frisando que no passado existiu muito conflito mas que hoje existe comunhão. “Agradeço por tudo que a Comunidade Luterana representa até hoje para Gaspar”.

O presidente da Câmara de Gaspar, Ciro André Quintino, comparou a atualidade com a época de Martin Lutero. “Há 500 anos existia uma situação parecida com a que temos hoje. Na época, Lutero e seus apoiadores tiveram coragem, força e determinação diante de suas convicções. Hoje, sua história é lembrada com louvor. São atitudes como a de Lutero que precisam ser referenciadas e seguidas. Que nesta data possamos fazer uma reflexão sobre o que podemos fazer para mudar a nossa volta”.

O vereador Rui Carlos Deschamps elencou uma série de contribuições advindas da reforma. “Podemos destacar a preocupação com as questões sociais; a redescoberta de um Deus amoroso, misericordioso e que não vende o perdão; a valorização da música comunitária e dos coros religiosos, a criação de escolas comunitárias para educar as crianças, além do protagonismo das pessoas na condução de suas ações”, resumiu.

A alegria em participar de uma sessão solene tão importante foi ressaltada pelo prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, que falou sobre a importância da data para a igreja cristã e para a humanidade. “É fácil chegarmos à conclusão de que essa não foi somente uma reforma religiosa, mas uma reforma para a sociedade, que implementou mudanças seguidas até hoje. Lutero deixou uma marca que será lembrada para a eternidade. Reconheço e parabenizo o trabalho feito por homens e mulheres que renunciam a si próprios para levar a mensagem de fé a todos”.

O Dia da Reforma Luterana foi proposto no município de Gaspar por iniciativa da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Gaspar e do vereador Rui Carlos Deschamps. O projeto foi apreciado na Câmara de Vereadores e aprovado por unanimidade. No dia 01 de setembro, o prefeito Kleber Wan-Dall sancionou a lei e institui a data festiva. A partir deste ano, todo dia 31 de outubro será lembrado no âmbito municipal.
 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br