Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 810

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 11:46

Sínodos

É tempo de jubilar

O ano de 2017 marca os 500 anos da Reforma. Como Sínodo Norte Catarinense, estamos alegres, jubilando com tudo que já aconteceu, que está acontecendo e que está ainda planejado para acontecer.

Temos muitos motivos para jubilar! A Palavra que se fez carne e habitou entre nós deve ser anunciada e vivida, pois é nela e por ela que vivemos, nos movemos e existimos.

O nosso Sínodo já vem experimentando os resultados do Planejamento de Ação Missionária, que foi aprovado na Assembleia de 2016. Delegados e Delegadas se uniram para projetar as principais dimensões e desafios do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) no Sínodo: Formação - Sustentabilidade - Comunhão.

O nosso movimento sinodal de planejar tomou como base: Ver - Que Igreja somos? Que Igreja queremos ser? Julgar - O que temos de bom? O que deve ser transformado? Agir - Como chegar lá? Quem vai participar? Que recursos são necessários?

O Planejamento do nosso Sínodo, assim como o Planejamento da IECLB tem como base a Missão sob quatro dimensões: Evangelização - Testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas no contexto de sua vivência, Comunhão - Proporcionar espaços de vivência, aceitação e valorização de todas as pessoas na vida comunitária, Diaconia - Praticar a misericórdia e a justiça, concretizar solidariedade em situação de necessidade e de crise, sempre em busca de transformações e Liturgia - Oportunizar a celebração do amor de Deus no mundo.

Para que a Missão possa se tornar viável em suas quatro dimensões, assim como a Palavra se tornou carne, foram estabelecidos também três eixos transversais: Formação - qualificar membros para a Missão da Igreja e a vivência para o Sacerdócio Geral. Isso deverá ser um trabalho permanente e amplo, Sustentabilidade - estabelecer condições para sustentar a ação missionária por meio de recursos financeiros, estruturais e humanos e Comunicação - promover a visibilidade pública da Igreja, estabelecer vínculos e difundir seus valores.

O PAMI quer nos auxiliar a ser uma Igreja em Comunhão e experimentar muito mais ainda uma Igreja sempre em Reforma. Tendo Cristo como centro, pois nele vivemos, nos movemos e existimos. Já estamos experimentando novos resultados, que vêm se apresentando nas mais diversas áreas de atuação. Assim, em âmbito sinodal, decidimos investir em pessoas que nos auxiliem com estudos, seminários na área pastoral, diaconal e catequética. Nesta dinâmica, também a OASE realizou o seu próprio Planejamento e vem promovendo seminários e capacitações para as lideranças, de maneira que a comunhão, o testemunho e o serviço aconteçam nos grupos das Comunidades. A nova dinâmica dos trabalhos realizados a partir do planejamento estratégico vem demonstrando crescimento de conteúdo e numérico entre as mulheres evangélicas.

Também queremos destacar o crescimento dos grupos da Legião Evangélica Luterana (Lelut) no Sínodo e a presença das suas lideranças, que vêm ocupando espaços em diferentes trabalhos comunitários e sinodais. A partir do trabalho com os grupos de homens, ideias são despertadas e colocadas em prática, no espírito missionário e diaconal, formando uma verdadeira rede de trabalho de cooperação entre diferentes projetos eclesiásticos.

Uma Pastora do Hospital Dona Helena, em Joinville/SC, e um Pastor do Hospital e Maternidade em Jaraguá do Sul/SC dão suporte à Capelania Hospitalar. Nos demais hospitais localizados na área sinodal, o Sínodo conta com Visitadoras preparadas para o serviço de Visitação Hospitalar, além das Ministras e dos Ministros preparados em seminários para esta finalidade.

A Pastoral da Pessoa Idosa oferece atividades em grupos, Núcleos e no Sínodo para pessoas da terceira idade, sobretudo no Núcleo Jaraguá e Joinville, onde também a Dança Sênior tem boa aceitação.

Quanto ao público mais jovem, a dinâmica dos grupos vem somando para os pequenos e grandes encontros. Quem não lembra dos Encontros de Jovens em Rodeio 12, no tempo de Carnaval? Ali, jovens dos Sínodos Norte Catarinense e Vale do Itajaí souberam conviver, celebrar e compartilhar o Tema Alegres, jubilai! no verdadeiro sentido da Igreja sempre em Reforma!  

P. Inácio Lemke | Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense e Pastor 2º Vice-Presidente da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br