Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 819

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 12:12

Presidência

Na certeza do amor incondicional de Deus, que nos acolhe hoje e sempre!

O ano de 2018, quando o Tema da IECLB é Igreja - Economia - Política, é momento de muitos desafios! Igreja quer ser espaço que ensina e prepara para uma convivência agradável e saudável a toda gente. Economia é a arte de administrar tudo de forma solidária entre a Criação na qual vivemos. Política é a maneira equilibrada e respeitosa que proporciona segurança, no mais amplo sentido da vida.

Parece que tudo poderia funcionar muito bem em um mundo civilizado, no qual anunciamos o respeito e o amor, mas a realidade que vivemos não é essa. Na convivência diária, experimentamos muito rancor e ódio, ao invés do amor que Jesus nos ensinou.

Seria tempo de desistir de toda a badalação do anúncio de amor e amar em um mundo tão complexo e excludente? Não! Jesus não desiste! Ele transgride leis e costumes constantemente para resgatar a dignidade de toda a Criação. Para isso, é preciso amar com muita paixão.

Amar é verbo. Amor é substantivo. A ação faz a diferença. É com ações que acontecem as grandes diferenças na sociedade. Vejam no Evangelho de Marcos 3.1-6, quando Jesus vai à sinagoga, lugar de ensinar e aprender. Ele ensina por meio do agir, da cura e devolve a dignidade à pessoa. Jesus faz o bem acontecer com paixão. Para isso, ele teve que agir fora das leis e dos costumes, sendo, por isso, duramente criticado e colocando-se em risco. Jesus começou a ser perseguido e colocou também em risco a vida da pessoa que curou.

Jesus faz o bem, reintegra a pessoa à sociedade e pergunta aos que estavam em volta: O que a lei permite fazer neste dia? Ninguém responde nada. Jesus Cristo olhou zangado e triste porque não queriam entender.

Creio que Jesus também deve olhar para muitas atitudes e muitos comentários que acontecem em nosso tempo e ficar zangado e triste. São comentários maliciosos dirigidos àquelas pessoas ou instituições que procuram fazer o bem nestes tempos conturbados. Também a atitude das pessoas que calam não agrada Jesus. Ele espera das pessoas que o acompanham ações em defesa da vida e não da morte. É por isso que manifesto a minha ação em promover uma Igreja de Comunidades da inclusão, na certeza do amor incondicional de Deus, que nos acolhe hoje e sempre!

P. Inácio Lemke - Pastor 2o Vice-Presidente da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br