Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 825

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 19:18

Carta Pastoral

Carta Pastoral

Dediquem-se completamente ao Senhor e adorem somente a Ele.
1Samuel 7.3

O lema bíblico para o mês de março fala em adorar e servir. Ele surgiu em contexto de exortação. O povo de Israel havia adotado deuses diversos e Samuel exorta o povo a abandonar esses deuses criados por mente e obra humana. O povo deve se voltar a Deus de todo o coração e servir somente ao Senhor. Este também é o desafi o e o alvo da nossa caminhada enquanto pessoas e comunidades cristãs.

Samuel cresceu servindo a Deus e foi escolhido para liderar. Buscava praticar a vontade de Deus. Exercia liderança de modo digno e exemplar, por isso pode admoestar o povo com autoridade. Ao ser líder fiel a Deus, serviu e adorou, tornandose referência para o povo. Este também é o chamado para nós, individualmente e na condição de Comunidade Cristã.

Adorar e servir são princípios para dar rumo à vida cristã. Lutero disse a este respeito: ‘Uma pessoa crente teme e honra a Deus em seu trabalho e se lembra do seu Mandamento, para que não faça injustiça a ninguém nem roube, engane ou defraude a ninguém. Essa atitude, sem dúvida, faz da sua ação adicionalmente uma oração e um sacrifício de louvor’.

O texto de Lutero indica que adorar não é uma ação estática nem esporádica. Também não é algo que fica somente entre a pessoa e Deus. Adoração é ação concreta e constante. Adoramos a Deus quando falamos sobre o seu amor e quando nos colocamos a serviço das pessoas em suas necessidades. Adoramos a Deus quando dedicamos tempo para a família, o que é um grande desafio nestes ‘tempos digitais’.

Adoramos a Deus quando a prática da justiça se manifesta em nosso trabalho e em nosso dia a dia. Adoramos a Deus cada vez que agradecemos pelas bênçãos recebidas. Também faz parte da adoração e do serviço a Deus atuar em situações de sofrimento, lá onde a vida dói.

Desejamos que a Palavra de Deus nos inspire e desafie a adorar e servir, sendo sal da terra e luz do mundo. Que a paz de Deus ilumine e sustente a nossa caminhada, especialmente neste tempo de Quaresma.

Presidência da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br