Influencie ...

12/04/2019

Jesus ensinou os discípulos a serem “sal” e “luz para o mundo” (cf. Mateus 5.13-14).A utilidade mais evidente do sal, de acordo com a intenção de Jesus, é a de conservar da corrupção e a luz tinha por finalidade revelar o caminho de Deus para as pessoas. Ao pronunciar essas falas, Jesus havia acabado de ensinar sobre as bem-aventuranças, que trazia aos discípulos a dimensão do desafio de vivera fé no dia a dia.
Exercer influência no mundo é uma necessidade e uma das grandes funções destinadas aos discípulos, na época de Jesus, e não menos aos cristãos de nosso tempo.
Já no Antigo Testamento, temos a bonita história de Ester, que, além da sua beleza física, influencia as pessoas ao seu redor e as autoridades de seu tempo, com suas atitudes amigáveis, sua sabedoria e também sua coragem.
Talvez você até leu ou ouviu dizer que no livro bíblico de Ester Deus não é citado. Por mais estranho que possa parecer, é verdade. Mas a forma como as coisas acontecem na história não deixa dúvidas da presença de Deus com Ester e no seu testemunho.
Ester era uma escrava que se tornou rainha ao vencer o primeiro concurso de “Miss Universo” de que se tem notícia. No capítulo 4 de Ester relata que ela enfrenta um momento muito difícil. O rei havia dado ordem de matar todo o seu povo, sem saber que Ester era judia. Então seu pai adotivo pede a ela que interceda pelo povo junto ao rei. Ele lança a Ester uma pergunta interessante e desafiadora: Quem sabe não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha? (v. 14).
Não sei que posição você ocupa ou o que faz no seu dia a dia, mas onde você está certamente tem alguma influência sobre as pessoas que estão ao seu redor. Pode até ser que tenha autoridade sobre as pessoas que trabalham, estudam ou vivem com você. E para quê? Por qual razão Deus lhe deu essa influência? No caso de Ester, Deus lhe deu a posição de rainha para que ela pudesse salvar a vida do seu povo.
Todavia, essa salvação não ocorreu sem riscos. Ester sabia que seu pedido poderia simplesmente ser ignorado por aquele rei imprevisível e que talvez ela mesma fosse a primeira a morrer. Às vezes tomar posição diante de uma situação crítica pode trazer algum prejuízo a nós mesmos - e é, normalmente, quando colocamos este fator na balança que nossa fé dá sinais de não ser tão forte. Quase nunca é fácil exercer influência positiva de maneira eficiente.
Contudo, Jesus disse que somos luzes do mundo. A luz ilumina, quer queira, quer não. Ainda que você não imagine, sua vida influencia outros. A vida de Jesus em você faz diferença. Então aproveite as oportunidades que lhe aparecem para comunicar com sabedoria e graça a boa nova da salvação.
Na posição que você ocupa que atitudes podem influenciar outros? Não perca esta oportunidade. Seja instrumento de Deus. 

Pastor Ademir Maurilio Krug
Modelo - SC


Autor(a): Pastor Ademir Maurilio Krug
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 51535
REDE DE RECURSOS
+
A fé é um contínuo e persistente olhar para Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br