Crer e Viver

24/11/2017

Muitas coisas nos preocupam. Imprevistos acontecem. Vida corre perigos. A grande maioria das pessoas sofre. Há muitas maneiras das pessoas crer, viver, agir. Falta juízo, fé, amor. A salvação parece não ser mais uma esperança. Concordam?

A comunidade de Tessalonicences estava ansiosa, preocupada pela volta de Jesus e como ficariam as pessoas que já tinham falecido e as que ainda viviam. O alerta é que será repentinamente, como a vinda de ladrão ou vinda das dores de parto. O que nos preocupa? O que nos deixa com ansiedade, medo? Como reagimos nos imprevistos? Como nos ocupamos com a vida, pessoas com quem convivemos, nossa fé, criação de Deus?

Perigos e sofrimentos existem. O que fazemos para evita-los, diminui-los, enfrenta-los? Reclamamos? Agimos? Pedimos ajuda? Oramos? Ajudamos? Cuidamos?

O texto da meditação faz uma diferenciação entre quem crê e não crê (é da luz) ou não é. Convida a estar acordado/a e em perfeito juízo. O que significa isso? Deus nos dá vida para viver aqui na terra /mundo. Nos dá sabedoria, dons, fé, coragem, esperança, amor. Se todas as pessoas que dizem ou pensam que tem juízo de fato vivessem isso que Deus nos dá, teria mais vida com bem estar e segurança, salvação.

Por meio de Jesus Cristo temos a salvação. Ele morreu para estarmos com ele em vida e morte. Vivemos a salvação e união com cristo enquanto estivermos aqui, agindo em favor daquilo que ele quer animando e ajudando os outros/as (Versículo 11). Assim vivemos na luz, vigilantes, ...
 

I Tessalonicenses 5.1-11
1 - Irmãos, vocês não precisam que eu lhes escreva a respeito de quando e como essas coisas vão acontecer.

2 - Pois vocês sabem muito bem que o Dia do Senhor virá como um ladrão, na calada da noite.

3 - Quando as pessoas começarem a dizer: “Tudo está calmo e seguro”, então é que, de repente, a destruição cairá sobre elas. As pessoas não poderão escapar, pois será como uma mulher que está sentindo as dores de parto.

4 - Mas vocês, irmãos, não estão na escuridão, e o Dia do Senhor não deverá pegá-los como um ladrão, que ataca de surpresa.

5 - Todos vocês são da luz e do dia. Nós não somos da noite nem da escuridão.

6 - Por isso não vamos ficar dormindo, como os outros, mas vamos estar acordados e em nosso perfeito juízo.

7 - Os que dormem de noite, e os que bebem é de noite que ficam bêbados.

8 - Mas nós, que somos do dia, devemos estar em nosso perfeito juízo. Nós devemos usar a fé e o amor como couraça e a nossa esperança de salvação como capacete.

9 - Deus não nos escolheu para sofrermos o castigo da sua ira, mas para nos dar a salvação por meio do nosso Senhor Jesus Cristo,

10 - que morreu por nós para podermos viver com ele, tanto se estivermos vivos como se estivermos mortos quando ele vier.

11 - Portanto, animem e ajudem uns aos outros, como vocês têm feito até agora. 


Autor(a): Pastora Alice Liane Klostermeyer Griebeler
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Tessalonicenses I / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 11
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 44911
REDE DE RECURSOS
+
Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br