Clame e reclame, mas perceba a presença do Senhor

Senhas diárias

07/08/2018

Jeremias é chamado o profeta chorão, pois é o que expressa mais lamentos diante de Deus por causa dos sofrimentos que passa como profeta, chegando a lamentar o dia em que nasceu. Seu livro de lamentações é um exemplo disso. Porém, ele também é um dos que mais exalta a misericórdia do Senhor e a presença de Deus nas aflições. Apesar das dificuldades e dores atinentes ao seu ministério, que não foram poucas, ele expõe sua confiança no Senhor ao dizer que no dia em que te chamei, chegaste perto de mim e disseste: Não tenha medo!. Ele reclamava e clamava ao Senhor, mas também sabia reconhecer que havia sido chamado por Deus e este não o deixava só. O Senhor o acompanhava e fazia com que suas forças fossem restauradas e seu ânimo refeito. É para nós um belo testemunho, pois nos ajuda a olhar para além das nossas dores, em meio às dificuldades que temos, e percebermos que o Senhor não está distante.
Jesus mostra este lado cuidadoso do Pai, pois vai ao encontro dos discípulos que enfrentavam uma tempestade no lago e estavam com muito medo. Ele sobe ao barco e acalma a tempestade, dando alívio àqueles homens. Sua presença é encorajadora e conduz em meio às dificuldades. Assim como Jeremias nos ensina, também este fato nos anima a buscar pelo Senhor, e ter a Jesus como Salvador. Não são poucos os sofrimentos que passamos, mas em todo eles podemos clamar, e até reclamar, pedindo pela presença do Senhor. Seremos atendidos. Também é importante que saibamos reconhecer que o Senhor está perto e, assim como o profeta, testemunhar e anunciar que Ele nos diz: Não tenha medo! Confiemos no Senhor.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 48258
REDE DE RECURSOS
+
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br