Ação de Graças

Caderno de Celebrações - 2017-2018

05/06/2018

 

CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS

LITURGIA DE ENTRADA

ACOLHIDA: Graças te rendemos ó Deus, graças te rendemos e invocamos o teu nome e declaramos as tuas maravilhas. Salmo 75.1
Bom dia. Sejam todos bem vindos e bem vidas a este culto de ação de graças, onde queremos ser gratos a Deus por tudo aquilo que Ele nos concede.
Sejamos gratos pela vida, pelo seu amor, pelo que nos sustenta, por nossa família e amigos. Gratos por Jesus Cristo que a vida por nós entregou.
Em Deus, encontramos força para erguermos a cabeça e nos fortalecermos mutuamente em sua Palavra Redentora. Alegremo-nos como comunidade cristã aqui reunida

CANTO: 249- GRAÇAS SENHOR EU RENDO MUITAS GRAÇAS

SAUDAÇÃO: Celebramos este culto em nome do Deus Criador, em nome do Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, e em nome do Espírito Santo, que nos encoraja e anima a crer nas promessas de Deus. Amém.

CANTO: 349 – HPD2 – LOUVEMOS TODOS JUNTOS

CONFISSÃO DE PECADOS:
Liturgo: Amado Deus escuta o nosso pedido de perdão. Diante de ti nós confessamos que:
Liturgo: Muitas vezes, Senhor, pelo nosso egoísmo, não reconhecemos e nem agradecemos tudo aquilo que recebemos das tuas bondosas mãos.
Comunidade: Muitas vezes, os alimentos que cultivamos e colhemos se perdem ou não são aproveitados por nós, enquanto muitos passam fome.
Liturgo: Muitas vezes, não reconhecemos nossos erros, por isso dá-nos forças para sermos sinceros conosco, com o nosso próximo e contigo, e permanecermos firmes em nossa fé.
Comunidade: Dá-nos forças, senhor, e perdoa a nossa covardia diante da mentira e da fraqueza, das injustiças, da pobreza, da doença e da dor e sobretudo, diante de toda exclusão.
Liturgo: Sejamos reconciliados na tua graça, para andar com paz e amor neste mundo que por tantas vezes parece escuro e sem luz.
Comunidade: Para isso e muito mais, dá-nos o teu perdão, a tua graça para que, a cada dia reconheçamos tuas bênçãos e maravilhas. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO: O salmista nos diz: “Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom e sua misericórdia dura para sempre”. Por isto, alegrem-se, e recebam o perdão em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Comunidade: Graças Senhor, por tua bondade, teu poder, teu amo. Graças Senhor!

KYRIE: Por ainda haver tanta injustiça neste mundo, por ainda haver pessoas que se afastam da presença de Deus e são ingratas diante de tudo que recebem todos os dias é que vemos s sentimos tanta violência, guerras, discriminação, tanta pobreza e miséria. Por isso, vamos pedir a Deus que tenha pressa em enviar o Reino que será justo a todos. Queremos fazer isso cantando: Pelas dores deste mundo....

GLÓRIA IN EXCELSIS: rendamos graças e louvores ao nosso Deus pelas boas obras que em nós realiza, pelos bons frutos que em nós produz. Glorifiquemos o nome do Senhor o nosso Deus cantando:

HINO: HPD 253- GLORIFICADO SEJA TEU NOME

ORAÇÃO DO DIA:

Comunidade: Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo. A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos. Agora, nosso Deus, damos-te graças, e louvamos o teu glorioso nome. Amém.

HINO - HPD 241 - COM GRATIDÃO AO NOSSO DEUS

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS:

1ª Leitura Bíblica: Deuteronômio 26. 1 – 11

ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO: HPD 197- BUSCAI PRIMEIRO

Leitura do Evangelho: João 6.25-35

PREGAÇÃO: Filipenses 4.4-9 - P. Gerson Kappel – Rondonópolis - MT

TEMA: SEMEIE E CULTIVE GRATIDÃO!
Queridos irmãos e irmãs! Todos sabemos que semear boas sementes e cultivá-las traz bons resultados. Assim também funciona no relacionamento com Deus, na igreja e no mundo em geral. E uma das sementes mais oferecidas e recomendadas na Bíblia é a gratidão! Neste culto de Ação de Graças queremos semear mais desta preciosa semente; queremos cultivar mais esta planta valiosa; queremos nos alegrar mais com seus frutos saudáveis e deliciosos!
Para isso, ouçamos está bela música (hino). Após, cada pessoa que quiser, pode relatar um ou mais motivos de gratidão!
(Música/hino de gratidão preparado)
O/a pregador/a pode complementar com alguns belos exemplos:
1- A laranja sempre possui um número par de gomos; o cacho de bananas sempre tem na última fila um número par de bananas e cada fila de bananas tem uma a menos que a fila anterior. Veja: Que grande capricho e amor na criação do nosso Deus. Agradeça!
2- A lua gira em torno da terra; a terra gira em torno do sol; eles nunca se chocam e sua distância mantém temperaturas equilibradas para a vida. Agradeça a Deus!
3- Respirar é fundamental e nem notamos que respiramos cerca de trinta mil vezes a cada dia. Agora, respire fundo e agradeça a Deus!
4- Jesus Cristo deu sua vida em resgate por nós; assim podemos ter perdão, paz e possibilidade da ressurreição. Então, continuemos agradecendo em nosso culto!

LEITURA BÍBLICA: Fp 4.4-9
Notemos inicialmente, que a carta aos filipenses é escrita na prisão. Mesmo perseguido por sua fé e preso por anunciar o evangelho, Paulo envia uma mensagem a esta comunidade muito querida para ele. O assunto e a palavra que mais aparece é “alegria”! Aparece dezesseis vezes.
Podemos resumir o texto em três partes.
Parte 1: Viver alegres. É a recomendação do verso4: “Alegrai-vos sempre no Senhor”. Embora as circunstâncias possam ter seu peso, Paulo mostra algo mais. Ele demonstra que lugar não é o decisivo entre alegria ou amargura, entre gratidão ou murmuração. Não é a prisão, não é o shopping, não é o local de trabalho... O relacionamento com deus e as pessoas é o decisivo! Comentando este verso, a Bíblia King James diz: “O cristão não nega a dor, as fraquezas e o sofrimento, mas tem sua força e motivação alicerçadas na certeza da provisão divina”.
Parte 2: Libertando-se da ansiedade e alcançando paz. Existem várias formas de lidar com a ansiedade. As formas saudáveis podem ser diversas e se complementar. Juntar atividades físicas com boa alimentação é um exemplo. E o texto bíblico diz que um elemento imprescindível é a oração. Ele nos diz que orar conduzirá a uma paz verdadeira e completa; conduzirá à paz que somente junto a Deus podemos encontrar! Levando a deus nossas ansiedades podemos ser atendidos ou não, mas com certeza seremos aliviados. Seremos libertos de ilusões e recomeçaremos a ver as coisas conforme a vontade de Deus. Incluir nesta oração os agradecimentos também é recomendado. Isto mostrará a presença e o cuidado tão detalhado e amoroso de Deus.
Parte 3: Pensar e praticar o que é excelente aos olhos de Deus. Os versos 5, 8 e 9 estão interligados. Basicamente falam de um modo de vida. Falam do modo de vida cristão, ligando o pensamento e a prática. O verso 5 recomenda que os relacionamentos sejam baseados na moderação ou “amabilidade”, conforme tradução da Bíblia NVI. Já os versos 8 a 9 recomendam que as melhores coisas ocupem o pensamento e se traduzam em ações. A Bíblia King James usa a expressão “excelente e digno de louvor” para esta combinação de mentalidade e prática.

CONCLUSÃO

Agora podemos extrair três pistas. Três pistas para viver agradecidos; para semear e cultivar a gratidão; três pistas não só para o culto de Ação de graças, mas para a vida diária de cristão.
1- Semeie gratidão, pois Deus é digno!
2- Semeie gratidão, para livrar-se da ansiedade e ter paz!
3- Semeie gratidão no seu modo de pensar e viver!
Portanto, semeie e cultive gratidão! Amém

CONFISSÃO DE FÉ: Creio em Deus Pai...

HINO: 286- OBRIGADO PAI CELESTE

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO:

Graças Senhor, que viestes a nós neste culto. Gratos, pela orientação que recebemos através da tua Santa Palavra, que nos anima e orienta. Gratos somos pois nos deste a alegria de uma boa colheita que nos trará sustento para mais um ano. Gratos por aqueles que reconhecem tuas obras e maravilhas e aqui se reúnem para te agradecer. Obrigado Senhor pelos aniversariantes desse mês, que com grande alegria e gratidão celebram mais um ano de vida. Por tudo isso cantamos.

HINO: GRAÇAS SENHOR, POR TUA BONDADE, TEU PODR TEU AMOR, GRAÇAS SENHOR

Muito temos para te agradecer, mas também queremos, diante de ti interceder por motivos a nosso favor e em favor de nossos irmão e irmãs. Por isso, dá ó Deus, que saiamos daqui animados, para viver conforme tua vontade em nossa vida pessoal, familiar e comunitária.
Pedimos por todas as pessoas que sofrem, que estão desanimados, sem esperança. Cuida das pessoas enlutadas, das pessoas que estão com sua saúde fragilizada
Nós te pedimos ó Deus, fortaleça e anime os em sua fragilidade.
queremos pedir também pelas nossas famílias, para que em nosso lar sempre haja diálogo e respeito mútuo e tempo para convívio familiar.
Intercedemos pelos nosso governantes, que entre eles haja respeito, justiça e dignidade ao governarem esta nação.
Olha por nós ó Senhor e tudo mais que guardamos em nossos corações mentes incluímos na oração que Jesus Cristo nos ensinou. Pai Nosso...

AVISOS:

LITURGIA DE DESPEDIDA

BÊNÇÃO:
O Senhor te abençoe e te guarde, O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém.

ENVIO: Agora vão em paz e sirvam ao Senhor em alegria e gratidão!

HINO FINAL:
 

REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br